Programa Mais Saúde é lançado em São Pedro do Sul

O Auditório da Secretaria Municipal de Saúde sediou na manhã de quarta-feira, 29 de março, o lançamento oficial do Programa Mais Saúde. A iniciativa tem como objetivo a organização e suporte de todas as ações estratégicas da Secretaria de Saúde, dentro do Plano Municipal de Saúde com vigência de 2022 ao ano de 2025. Na ocasião, o secretário de Saúde Bruno Pinheiro apresentou as ações já concretizadas, as que estão em andamento e atividades futuras inseridas no Mais Saúde. Também está incluído no programa, no eixo Ações, o projeto " Novo Ciclo", que é voltado para a saúde da mulher e tratará da dignidade menstrual.
O secretário de Saúde Bruno Pinheiro apresentou aos presentes
os objetivos do Programa

Estiveram presentes ao encontro a prefeita Ziania Bolzan, vice-prefeito Vernei Delcul, presidente do Legislativo, vereador Kiko Panciera, secretários municipais, vereadores e profissionais que integram as equipes de saúde do município.

Mais Saúde 03
A prefeita Ziania Bolzan participou do lançamento

De acordo com o secretário Bruno, o Programa Mais Saúde está divido em três eixos. São Eles: Estrutura/Equipamentos, Equipes/Pessoal e Ações/Monitoramento. Durante a explanação do projeto, Bruno ressaltou diversas melhorias realizadas na área de saúde, entre elas a aquisição de veículos utilizados nas demandas da Secretaria e os destinados ao transporte de pacientes para consultas médicas em outras cidades como Santa Maria e Faxinal do Soturno. "Hoje é quase impossível imaginar a saúde sem esses veículos", afirma o secretário. Ele destaca que atualmente é possível a realização do transporte de pacientes em dois turnos, pela manhã e tarde, facilitando o acesso aos serviços de saúde e evitando que os pacientes permaneçam por um longo período aguardando o transporte, após as consultas. Segundo o secretário o aumento no número de viagens é considerável e para diversas cidades do estado.
Também foram apresentados os equipamentos adquiridos, entre eles os destinados para os atendimentos odontológicos. Um dos objetivos do programa é o de que até o ano de 2024 todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) disponibilizem atendimentos da saúde bucal.

Vereadores, secretários municipais, e profissionais das equipes
de Saúde também estiveram presentes

Também foi anunciado que no mês de maio será inaugurado o Centro de Especialidades em anexo a Secretaria Municipal de Saúde com ampliação nos atendimentos com Nutricionista, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia, além do aumento no número de sessões de fisioterapia que segundo o secretário Bruno é uma das maiores demandas do município. Outra novidade é que a Secretaria está trabalhando em um projeto que visa tornar um dos ESFs uma unidade de atendimento com horário diferenciado. A ideia é que essa unidade esteja aberta das 7h às 19h. Tão logo seja finalizado o anúncio será feito para a comunidade.

Mais Saúde 02A programação foi realizada no Auditório da Secretaria de Saúde

* Por Andressa Scherer Tormes / Assessoria de Comunicação