(55)3276-6100   

Seg-Sexta 8:00 - 14:00

Dia Internacional das Cidades Educadoras é comemorado nesta quarta (30)

A proposta iniciou com um movimento em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadores realizado em Barcelona. Na ocasião, um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
 
cidade educadora 01
 
 
O que é uma Cidade Educadora?
 
Uma cidade educadora reconhece o potencial educativo dos lugares, pessoas, instituições, saberes e culturas como oportunidades de aprendizagem. Uma cidade educadora promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes e as práticas da cidadania democrática.
Nesta quarta-feira, 30 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Cidades Educadoras. No município foram realizados diversos encontros com representantes da Secretaria de Educação, governo executivo e gestores das escolas para conhecer e entender quais são os princípios para que São Pedro do Sul se torne uma cidade educadora. Os encontros foram ministrados por Adriana Zamberlan, do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Santa Maria.
Conforme a coordenadora Eliane Cabral, os princípios são: trabalhar a escola e a cidade como um espaço comunitário e educador, valorizando o espaço em que vivemos e priorizando a formação de valores.
 
Para ter um melhor entendimento, nos dias 28 e 29 de setembro os coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, professores Fernando Carvalho Chagas e Eliane Cabral participaram de uma visita técnica na cidade de Soledade considerada modelo no Rio Grande do Sul, para conhecer um pouco mais sobre como é desenvolvido o trabalho neste local.
 
A equipe da Secretaria de Educação está planejando ações para serem implantadas no ano de 2023, iniciando com uma formação para os professores da rede municipal de ensino.
 
cidade educadora
 

Rua Floriano Peixoto, 222, Centro
CEP: 97400-000

(55) 3276-6100

Horários de Atendimento:
Segunda à Sexta: 08h às 14h

 

Mapa do Site