Secretaria da Agricultura inicia obra de perfuração de poço artesiano em Passo de Clara

No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através de empresa contratada, iniciou a instalação do novo poço artesiano comunitário da localidade de Passo de Clara. Há mais de 5 meses, a Prefeitura Municipal abastece a comunidade através de caminhões-pipa para garantir a disponibilidade de água da comunidade. O fornecimento de água do antigo poço foi interrompido devido à presença e contaminação pelo elemento arsênio, detectado por análises químicas. A última análise da qualidade de água em relação a presença do elemento foi realizada em dezembro de 2021, com resultado indicando presença de arsênio 6 vezes acima do limite da potabilidade de 0,01 mg/L, conforme Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde.

Poço 01
Secretária de Agricultura, Regina Hernandes acompanhou a realização
dos trabalhos para a instalação do poço artesiano

Depois de estudos meticulosos (entre eles, análise de água de poços dos arredores, onde foi definido o novo local para a perfuração do poço, profundidade de perfuração, etc) realizados pela Secretaria da Agricultura, através do Geólogo Victor Bicalho e assessoramento da UFRGS, a Prefeitura contratou empresa para efetuar a perfuração, instalação e outorga do poço. O custo total da obra é de R$ 88.000,00 com acréscimo de valor estimado em R$ 25.000,00 para a instalação da rede elétrica. Segundo a secretária de Agricultura, Regina Hernandes, a construção de um novo poço na localidade tem como meta o abastecimento das famílias da localidade com água de potabilidade garantida, preservando a saúde e bem-estar da população local.

Poço 02
 O poço artesiano comunitário vai abastecer com água potável as famílias da
localidade de Passo de Clara