Geoparque Raízes de Pedra é tema de Audiência Pública

O município de São Pedro do Sul juntamente com as cidades de Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis vem desde abril de 2021 organizando-se para a formação de um território Geoparque. A partir de então, o denominado, Geoparque Raízes de Pedra passou a organizar eventos, grupos de interlocução, estudos e Audiências Públicas para que a população destes seis municípios possa entender como se constrói um território com reconhecimento da UNESCO, como os vizinhos Geoparque Caçapava e o Geoparque Quarta Colônia.

Como o Geoparque Raízes de Pedra pode desenvolver a educação do município, gerar turismo, renda, intensificar os empreendimentos locais, agregar cultura e ainda mais desenvolvimento para São Pedro do Sul?

Diretora do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza e
a professora Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFAR

Com o objetivo de responder a esse questionamento e as demais dúvidas da comunidade São-pedrense é que foi realizada a Audiência Pública na Associação Comercial e Industrial (ACI), na noite de terça-feira, 12 de abril, organizada pela diretora do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza. Participam a pró-reitora de Extensão do IFFAR, professora Ângela Marinho e o coordenador do programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural da UFSM, o professor Átila da Rosa, que estão à frente da organização deste processo de reconhecimento internacional.

Prof. Átila da Rosa, coord. programa de Pós-graduação em Patrimônio
Cultural da UFSM e a profª. Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFAR

O que é um Geoparque?

O território possui o selo UNESCO, que confere credibilidade ao local, como sendo seguro, com belas paisagens, atrações diversas e, principalmente local protegido e amparado pela UNESCO do ponto de vista sustentável, patrimonial e cultural. Um Geoparque simboliza impacto social e transformação do lugar, a partir de ações integradas entre todas as pessoas, envolvendo parcerias e o apoio direto de empresários, lideranças políticas e comunitárias e as Instituições públicas e privadas. Atualmente, existem mais de 100 Geoparques Mundiais.
A partir da criação do Geoparque, busca-se o desenvolvimento humano e econômico, sentimento de pertencimento; visibilidade do território e a preservação cultural e patrimonial. A iniciativa promove ainda o Geoturismo (turismo com foco na sustentabilidade) e envolvimento de todas as pessoas, tanto moradores como visitantes, evitando que famílias deixem o local em busca de melhores condições de vida.

Por Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação