(55)3276-6100   

Seg-Sexta 8:00 - 14:00

Pedra Grande

Pedra Grande

Localizada no interior do município de São Pedro do Sul, a aproximadamente 10Km da área central, é um dos maiores monumentos de petroglíferos (gravuras rupestres) do Rio Grande do Sul, com inscrições de mais de 3000 anos de idade. O monumento está situado em um vale drenado por um afluente do arroio Ribeirão e do Rio Toropi, na sub-bacia do Ibicuí (ROSA et al., 2009).

A Pedra Grande é uma laje de arenito com mais de 80 metros de comprimento, que forma um abrigo largo e pouco profundo, onde se encontra um painel de 24 metros de comprimento por mais de 2 metros de altura, onde estão os petroglíferos. Há ainda, outros dois conjuntos menores nas duas extremidades onde não existe mais proteção natural. É possível observar três técnicas distintas de gravação no abrigo da Pedra Grande: picoteamento e raspagem, polimento, broqueamento do suporte rochoso (ROSA et al., 2009).
Os painéis gravados que existem no abrigo estão dentro de um estilo que se convencionou chamar de “estilo de pisadas”, pois os signos que mais se destacam no conjunto assemelham-se a pegadas de felinos ou aves. Esses petróglifos estão relacionados aos pequenos grupos de caçadores que habitaram o abrigo da Pedra Grande.
Há, igualmente, por detrás do abrigo, um sítio cerâmico superficial que foi identificado como sendo o local da Redução de São José. É, portanto, um sítio de tradição Tupi-guarani com influência colonial espanhola. O período de funcionamento desta Redução está contido entre os anos A.D. 1633 - 1637.
O local foi parcialmente escavado em 1971, foram então realizados testes de datações radiocarbônicas para as quadrículas escavadas, o resultado mostrou três ocupações diferentes, sendo a 1ª Tradição Tupi-guarani; 2ª Tradição Umbu e a 3ª Tradição Tupi-guarani com influência colonial espanhola (LEAL, 1996), ou seja, não teve uma ocupação continuada no local.

Referências:

LEAL, J.C.R. São Pedro do Sul antigo: registros históricos 1626-1965. Santa Maria: Boca do Monte. p.337. 1996.
ROSA, N. S.; ZUSE, S.; LEMES, L.; MILDER, S.E.S. Arte pré-histórica na região central do Rio Grande do Sul e sua inserção no grande território rupestre ao sul do continente. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba. p. 1-5. 2009.
Dados fornecidos pelo professor Sergio Batista, Antropólogo do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul - SUSEC - Concelho de Desenvolvimento Cultural.
 

Date

25 Janeiro 2022

Tags

Atrações Turísticas

Rua Floriano Peixoto, 222, Centro
CEP: 97400-000

(55) 3276-6100

Horários de Atendimento:
Segunda à Sexta: 08h às 14h

 

Mapa do Site