Secretaria Municipal de Saúde alerta para possíveis casos de dengue, zika vírus e chikungunya em São Pedro do Sul

Após a Secretaria Estadual de Saúde emitir comunicado de risco de arboviroses no Rio Grande do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Sul, através do Setor de Endemias vem a público emitir alerta para possíveis casos de dengue, zika vírus e chikungunya nas próximas semanas na cidade. Com a chegada da estação do verão volta a preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

São Pedro do Sul está infestado pelo mosquito desde 2017 e todos os anos, nesse período, existe um grande aumento na sua proliferação. O último levantamento de índice (LIRAa) realizado na primeira quinzena de janeiro de 2023 apontou o resultado de 1,2%, deixando sinal de alerta com risco médio de epidemia . “Não existem vacinas contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a única solução no momento é eliminar o mosquito. Lembrando que o Aedes aegypti só se prolifera em objetos com água parada geralmente ao redor das residências, sendo assim , conclamamos a população para que tomem consciência dos riscos e façam uma vistoria nos seu pátios no mínimo uma vez por semana e certifiquem que não há nenhum objeto que possa acumular água da chuva e servir de criadouro do mosquito, pois os seus ovos podem resistir por até um ano no seco, voltando a eclodir assim que receberem água”, destaca o agente de combate às endemias, Rodrigo Ebling Pereira.

agentes endemias 03

agentes endemias 01