Prefeita Ziania assina edital de licitação para contratação de empresa que será responsável pela gestão do Hospital Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, a prefeita Ziania Bolzan realizou a assinatura do Edital de Licitação para a contratação de empresa que será responsável pela gestão do Hospital Municipal Dr. Getuinar D'Ávila do Nascimento. Antes da assinatura, foi realizado o lançamento do edital, com a apresentação das etapas para a execução do projeto do novo modelo de gestão do Hospital, pela prefeita Ziania e pelo secretário de Saúde, Bruno Pinheiro. Estiveram presentes o vice-prefeito Vernei Delcul,os secretários municipais, João Bayer, da Fazenda, Regina Hernandes, da Agricutura, o presidente do Legislativo, Kiko Panciera, os vereadores José Claudio Moura Alves, Vandir Weber, Everson Gonçalves e Enio Dias Barcellos, assessora jurídica do município, Marisa Zaboetzki, a diretora do Hospital Municipal, Cristiane Gallina, os prefeitos Lauro Scherer, de Toropi e Claiton Ilha, de Dilermando de Aguiar, a secretária de Saúde de Toropi, Jerusa Tasqueto e representantes da comunidade.

reunião hospital 01
A prefeita Ziania e o secretário de Saúde, Bruno apresentaram
as etapas do projeto do novo modelo de gestão do Hospital

Desde o ano de 2018, um amplo estudo vem sendo realizado, em busca de um modelo de gestão que permita não só a garantia dos atendimentos básicos já existentes, como a disponibilização de novos serviços para a comunidade. Em agosto de 2022, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentar à comunidade e autoridades o novo modelo de gestão a ser implementado na instituição de saúde.
De acordo com a prefeita Ziania, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) atendendo solicitação do município acompahou a elaboração do edital e, na última sexta-feira, 13 de janeiro, os auditores finalizaram a revisão do trabalho, o que possibilitou o avanço e realização do processo licitatório para implantação do novo modelo de gestão. "Nosso trabalho não vai parar. Vamos continuar atuando com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado na área de saúde para os pacientes do município e cidades da região. Os servidores não serão prejudicados, pois temos cinco unidades de ESF, para as quais eles serão realocados. É um momento histórico para São Pedro do Sul e o maior contrato que o município vai fazer, sempre com muita responsabilidade em todas as etapas", destacou Ziania.

reunião hospital 03
A assinatura do Edital de Licitação foi realizada pela
prefeita Ziania, na quarta-feira, 18

A prefeita ressalta ainda que os atendimentos realizados mediante o Sistema Único de Saúde (SUS) serão mantidos e também será possível ampliar os seviços ofertados com os atendimentos através dos planos de saúde, de forma particular.
O secretário de saúde Bruno destaca que com as limitações que o Hospital Municipal possui hoje, foi necessário optar pelo novo modelo de gestão. "O que queremos é o melhor retorno dos serviços de saúde para a comunidade. Também buscamos impulsionar os atendimentos, como as cirurgias eletivas e ampliação do nosso Centro de Radiologia. Precisamos que São Pedro do Sul volte a ser um polo regional nos atendimentos de saúde. A empresa a ser contratada deverá possuir expertise na área de saúde", afirma o secretário.

reunião hospital 04
A abertura do processo licitatório e recebimento das propostas
de empresas interessadas será no dia 07 de março

O edital de licitação deverá ser publicado nesta quinta-feira, 19 de janeiro, no Diário Oficial dos Municípios (Famurs) e no site oficial da Prefeitura (saopedrodosul.rs.gov.br). A abertura do processo licitatório (modalidade Concorrência n° 001/2023), com o recebimento das propostas das empresas interessadas, está previsto para o dia 07 de março. A entidade contrata deverá prestar serviços de gestão e execução de atividades hospitalares, ambulatoriais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Municipal e mediante planos de saúde. Estão incluídos os serviços de internação hospitalar, atenção ambulatorial, cirurgias eletivas, diagnóstico por imagem, ultrassonografias e serviços de urgência e emergência.

* Por Andressa Scherer Tormes / Assessoria de Comunicação