Professores participam da etapa estadual do CONAE 2022

Nos dias 04 e 05 de julho foi realizada a Etapa Estadual da CONAE 2022, sendo de forma on-line. Os professores que participaram representando o município de São Pedro do Sul como delegados com direito a voto e voz foram: Luís Eduardo da Silva - presidente do Conselho Municipal de Educação e representante dos diretores no Fórum Municipal de Educação (FME),
Cleunice da Rosa representante dos professores municipais no FME, Janete Casola representante do FUNDEB no FME, Marli Damiani representante de Universidades do Município no FME e Letícia Panciera Brum representante da Secretaria Municipal de Educação no FME.

Professores CONAE

Além dos professores delegados, também foram realizadas reuniões on-line e presenciais dos representantes do Fórum Municipal de Educação, que promoveu o estudo detalhado do documento norteador da CONAE 2022, ao longo do ano de 2021, sugerindo e acrescentando emendas às metas do mesmo. Essas sugestões foram levadas na Conferência Intermunicipal presencial.

A CONAE é a Conferência Nacional de Educação, onde são definidas as metas para o Plano Nacional de Educação do próximo decênio. Nesses mesmos termos, ocorrem conferências nos municípios, sendo que São Pedro do Sul participou da Conferência Regional da AMCENTRO, que ocorreu em novembro de 2021, no município de Santiago.
A região optou por fazer somente uma conferência regional, em razão da pandemia.

Dessa forma, as emendas que foram votadas e aprovadas foram encaminhadas à coordenação estadual da CONAE. Esse espaço é muito importante e democrático, pois as metas aprovadas farão parte do Plano Nacional de Educação e, também, do Plano Municipal de Educação e precisam ser planejadas e cumpridas visando, cada vez mais, a qualidade da Educação e a valorização dos Profissionais do Magistério.