Secretaria da Educação lança projeto que incentiva a aprendizagem através da música

Com o objetivo de disponibilizar oficinas pedagógicas com atividades educativas, no turno inverso dos estudantes das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação implantou neste ano o projeto “Música nas Escolas”. A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos, auxiliando no processo de aprendizagem.

MÚSICA 01

A equipe da Secretaria de Educação iniciou o planejamento do projeto ainda no ano de 2019, com a intenção de implantá-lo a partir do início do ano letivo de 2020. Com a declaração da Organização Mundial da Saúde(OMS), em março de 2020, caracterizando a Covid-19 como uma Pandemia, o que ocasionou a suspensão das aulas em todo o Brasil, a equipe viu-se obrigada a adiar o início do projeto nas escolas. Porém, manteve o planejamento, dialogando com profissionais da área da música, tratando da aquisição dos instrumentos musicais que seriam oferecidos, nas aulas, aos estudantes e analisando a melhor forma de execução do mesmo.

MÚSICA 02

Após a análise de vários fatores e possibilidades de viabilização da forma de execução, que incluiu experiências de outros municípios, a equipe concluiu que a melhor forma de execução seria através de convênio com o SENAC, de Santa Maria. Com a contratação dessa Entidade (SENAC/RS), a mesma disponibilizou profissionais capacitados para ministrar as atividades, sendo eles os Irmãos Cezar, do próprio município de São Pedro do Sul, que também já desenvolvem oficinas de música em outros municípios da região. Além disso, o SENAC disponibiliza, também, uma profissional Pedagoga para acompanhamento das oficinas, auxiliando no seu desenvolvimento pedagógico e contribuindo com as Escolas participantes. Os instrumentos musicais oferecidos são: acordeon, teclado, violão, escaleta, triângulo, pandeiro, agogô, cajón eletroacústico.

MÚSICA 04

Segundo o secretário de Educação, professor Claudio Bayer, o projeto "Música na Escola" visa desenvolver a integração das crianças e jovens na vida escolar. “Estimular o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do desenvolvimento cognitivo dos nossos estudantes. É uma forma deles expressarem suas vontades e de liberarem sua criatividade. Sem dúvida, a música ajudará na aprendizagem escolar de nossos estudantes", destaca Claudio.

MÚSICA 09

Além desse projeto, a SME já está com a fase de planejamento de outros, que também deverão ser implantados no turno inverso, entre eles, o de judô, leitura e de dança. "Todos os nossos projetos visam o desenvolvimento e a evolução da nossa educação e sempre contamos com o apoio da prefeita Ziania e toda sua equipe administrativa. Investir em educação é investir no ser humano”, conclui o Secretário.

MÚSICA 06

SOBRE O “MÚSICA NAS ESCOLAS”

Inicialmente, o projeto “Música nas Escolas” está sendo realizado na EMEF Artur Bernardo Schmidt e EMEF Rosa Lazzarotto Arboite. Nas demais instituições de ensino será implantado gradativamente.
Na EMEF Artur Bernardo Schmidt, as turmas do Projeto estão assim distribuídas:
Manhã = 1 turma, com 20 alunos. Faixa etária: de 10 a 14 anos;
Tarde: 2 turmas:
- uma com 17 alunos. Faixa etária: de 9 a 13 anos
- uma com 19 alunos. Faixa etária: 9 à 13 anos

Na EMEF Rosa Lazzarotto Arboite:
Manhã: 2 turmas: Cada uma com 20 alunos. Faixa etária de 7 a 10 anos.
Tarde: 1 turma, com 20 alunos. Faixa etária de 12 e 13 anos.

As aulas nas duas escolas ocorrem sempre às sextas-feiras.