Prefeita recebe certificado de adesão ao Sistema Estadual de Cultura

Nesta sexta-feira, 25 de março, a prefeita Ziania Bolzan recebeu mais uma vez da secretária estadual de Cultura Beatriz Araújo, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Rubem Oliveira e do coordenador do Programa de Formação e Qualificação na Área da Cultura, Alexandre Vargas, o Certificado de adesão ao Sistema Estadual de Cultura que possibilita a vinda de recursos, participação em editais para o município e investimentos na área da Cultura. O ato de entrega foi realizado durante a Assembleia da FAMURS, em Torres.

Para que o Sistema Municipal de Cultura seja efetivo é necessário que esteja organizado e atuando ativamente o Conselho Municipal de Políticas Culturais, que o munícipio tenha Fundo Municipal de Cultura e um Plano Municipal de Cultura. Segundo a diretora de Cultura Mariana Binato, o município de São Pedro do Sul possui os três quesitos, o Conselho Municipal de Políticas Culturais hoje é presidido por Nubia Regina Machado e faz reuniões mensais.

O Plano Municipal de Cultura, foi criado em 2015 e é um documento de suma importância para o município tanto dentro do âmbito cultural quanto na área do turismo. Dentre os princípios que regem o sistema, estão o reconhecimento, respeito, proteção, valorização e promoção da diversidade das expressões culturais presentes no território estadual; a universalização do acesso aos bens e serviços culturais; o fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais; a transparência da gestão das políticas públicas para a cultura e democratização dos processos decisórios com participação popular.

certificado cultura