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Desde janeiro o Departamento de Cultura está funcionando na Casa de Cultura. A Cultura deixou de ser veiculada a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e a partir da lei nº 2709/2017 passou a pertencer a Secretaria de Administração. A diretora do Departamento, Mariana Binato de Souza conta como foi esta transição e os novos desafios.

  1) Qual o motivo da mudança para a Casa de Cultura?

Até Agosto de 2017 este Departamento era vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, porém a partir da lei nº 2709/2017 estes departamentos foram desmembrados e a Cultura passou a pertencer a Secretaria de Administração.

Houve então a partir de janeiro de 2018 a necessidade de que houvesse uma pessoa a frente deste departamento e uma sala que pudesse acolher o trabalho a ser realizado, nada melhor que a própria Casa de Cultura para ser o espaço escolhido, em um local central e de fácil acesso da população.

Coloquei-me a disposição do Prefeito Victor para trabalhar neste departamento de maneira exclusiva, pois vejo a necessidade de haver uma maior dedicação e por ser minha área de atuação desde as pesquisas da Graduação em Artes Visuais e no Mestrado em Arte e Tecnologia. Busco assim a possibilidade de conseguir uma maior captação de recursos além de poder dedicar mais tempo para elaboração de projetos específicos que possam abranger demais áreas que possuem um grande potencial cultural em nosso município.

2) O que vai melhorar com o novo espaço?

O espaço da Casa de Cultura São Pedro está sendo reativado, pois aqui antes já funcionava o Departamento de Cultura. Acredito que tendo um espaço específico que seja a Sede do Departamento de Cultura a própria população assim como os produtores culturais, artistas e demais interessados sabem até onde recorrer para tratar dos assuntos ligados a Cultura.

3) Quais os objetivos do Departamento para este ano?

Além de melhorar a infra-estrutura da Casa de Cultura, trazendo ainda mais segurança e conforto aos seus usuários, este departamento estará promovendo projetos culturais para a população.

Inicialmente faremos a reestruturação do Espaço Expositivo da Casa de Cultura que terá Edital de seleção lançado na próxima semana no site da prefeitura (www.saopedrodosul.rs.gov.br), onde Artistas, Designers, Entidades e público em geral podem inscrever propostas que serão selecionadas para o decorrer do ano de 2018, as exposições poderão ser visitadas diariamente.

Teremos ainda a programação em comemoração a Semana do Município, as festividades de Páscoa, ambos para o mês de Março, além de outros projetos que acontecerão mensalmente e que ainda estão sendo organizados.

O objetivo principal deste Departamento é proporcionar a população são-pedrense atividades socio-culturais que colaborem na construção da identidade de cada um a partir das relações com as pessoas e com o meio onde estão inseridos.

*O Departamento de Cultura fica naRua XV de Novembro, 827, telefone (55) 3276-1773 e a tem horário de atendimento é das 8h às 12h pela parte da manhã e a tarde das 13h às 16h e está aberto a sugestões e visitas da comunidade em geral.

O Departamento de Cultura, com o objetivo de facilitar as reservas do Espaço do Auditório da Casa de Cultura São Pedro informa que a partir de agora as reservas devem ser realizadas através deste formulário. De fácil acesso e preenchimento, este formulário facilitará a comunicação entre os interessados no espaço. Informo que as reservas devem ser realizadas com no mínimo 7 (sete) dias de antecedência e em caso de desistência devem ocorrer no mínimo 24 horas antes do evento. O Departamento de Cultura está a disposição para esclarecer qualquer dúvida.

O formulário pode ser acessadoaqui.

Uma comitiva formada pelo Prefeito Victor Doeler, o vereador Fábio Polenz Parnov, a Gerente da Emater Regina Hernandes, o Superintendente da Corsan Emerson Antonini e o Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cerro Claro Valton Friess esteve em Porto Alegre na segunda-feira (29) para a assinatura do documento de liberação de R$ 100 mil para a construção da rede d’água em Cerro Claro e construção de 10 microaçudes no interior de São Pedro do Sul.

O ato contou com a participação do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e dos secretários responsáveis pela indicação dos recursos – Fabiano Pereira, Secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado e Giovani Feltes, Secretário da Fazendo do RS.

Os 10 agricultores beneficiados com os microaçudes serão: Enio Sadi Heesch, Marlei Eloi Diesel, Vitorino Gonçalves, Elson Senger, Rudeinei Dalla Porta, Darci Felicidades, Roni Dalla Porta e Roger dos Santos Souto.

A rede em Cerro Claro beneficiará 30 famílias. Para a construção, a Prefeitura deverá aplicar uma contrapartida de R$ 31.675,29.

Informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul

Priscila Martini

A Secretária Municipal da Saúde Deisy Doeler está participando nesta terça-feira (30) de reuniões em Santa Maria. Pela manhã ela cumpre agenda no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde serão feitas tratativas a respeito de agendas para cirurgias e também agendamento de consultas e exames.

Pela parte da tarde a secretária estará na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) tratando da nova cota de exames laboratoriais. Segundo ela, a cota foi reduzida e a batalha é para que seja mantida a anterior.

Informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul

Priscila Martini

 

 

O Prefeito Victor Doeler determinou através do Decreto 2.917 de 30 de janeiro de 2018, que considerando que a Lei Municipal n° 1182, de 16 de maio de 1999, fixa os pontos facultativos do Município, incluindo a segunda e terça-feira de Carnaval e a quarta-feira de cinzas, até o meio-dia, não haverá expediente no Centro Administrativo e setores vinculados (Biblioteca Pública, Museus, Ginásio Municipal de Esportes, Casa de Cultura, Telecentro Comunitário), Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, CRAS, CAPS, Centro de Especialidades, Secretaria Municipal da Saúde e Unidades da Estratégia de Saúde da Família-ESFs, Secretaria Municipal de Educação, no dia 12 de fevereiro de 2018, segunda-feira e no dia 13 de fevereiro de 2018, terça-feira.

O expediente será reaberto ao público no dia 14 de fevereiro de 2018, quarta-feira, das 12h às 18h.

Informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul

Priscila Martini

Rua Floriano Peixoto, 222, Centro
CEP: 97400-000

(55) 3276-6100

Horários de Atendimento:
Segunda à Sexta: 08h às 14h

 

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