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A Prefeitura de São Pedro do Sul decretou na sexta-feira (25) situação de calamidade pública em razão do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis no município.

O decreto considera a ocorrência da greve nacional dos caminhoneiros contra o aumento dos combustíveis que vem afetando de igual modo os serviços públicos oferecidos pelo executivo municipal e a legitimidade do movimento. Considera também que o município não possui reservatórios próprios de combustíveis e que os postos da cidade estão sofrendo escassez e desabastecimento de combustíveis, portanto, os recursos de combustíveis deverão ser preservados estritamente para os serviços essenciais de saúde, especialmente os urgentes, e para o saneamento básico.

A situação de calamidade pública visa economizar recursos para as áreas essenciais, portanto, ficou autorizada a suspensão das atividades que dependam do deslocamento com veículos de servidores e/ou usuários de serviços públicos de caráter não essencial. Também ficaram suspensas as obras que necessitem do apoio das máquinas do município, exceto de caráter emergencial e a suspensão ou alteração da data de abertura de todos os processos licitatórios que tenham expectativa de participação de concorrentes de fora do município, como forma de evitar a frustração de licitações ou a restrição de competidores em prejuízo do município. Além disso, fica autorizada a suspensão de aulas na rede municipal de ensino no momento em que não houver mais estoque de combustíveis para o transporte escolar.

Não serão paralisados os serviços da Secretaria de Saúde caracterizados como urgência e emergência e o transporte de pacientes para tratamento essencial, a coleta de resíduos sólidos e o atendimento do Conselho Tutelar.

Requisição de combustíveis – por ter contrato para fornecimento de combustíveis com a empresa Hoerlle & Assumpção Ltda, a Prefeitura Municipal decretou a requisição administrativa de combustíveis visando a manutenção de serviços essenciais. Foram requeridos 3 mil litros de óleo diesel e 500 litros de gasolina para garantir a prestação de serviços da Secretaria de Saúde caracterizados como de urgência e emergência e o transporte de pacientes para tratamento essencial, a coleta de resíduos sólidos urbanos e o atendimento do Conselho Tutelar.

Agricultores que expõe seus produtos na Feira do Produtor estiveram reunidos com o Prefeito Victor Doeler, a Vice-prefeita Ziania Bolzan, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gobus e técnicos da Emater para tirar dúvidas sobre as futuras instalações da Feira.

Os feirantes abriram a reunião cobrando explicações sobre as propostas de novas instalações apresentadas pela Administração. O receio do grupo era que a ideia prejudicasse o andamento do trabalho.

O Prefeito explicou que a proposta que existe é construir um espaço para que os agricultores que expõe na Casa das Agroindústrias (em cima dos banheiros) tenham um novo local, já que onde eles estão instalados será desmanchado para dar lugar à nova escadaria da Praça. A primeira ideia seria aumentar os boxes da Feira, porém os Produtores solicitaram que fosse construída uma sala ao lado da Feira do Produtor para que eles possam seguir o trabalho que já vem sendo desenvolvido.

– Nosso compromisso é de desenvolver um projeto e os feirantes darem sugestões. Nosso interesse é em fazer o melhor para vocês (os feirantes), pensando em ajudar o pequeno produtor – explicou o Prefeito.

Outra proposta apresentada na reunião foi de possibilitar mais espaços para comercializar os produtos coloniais, um deles seria próximo ao trevo de acesso a cidade permitindo que um público outras cidade também pudessem adquirir os produtos coloniais de São Pedro do Sul.

SUSAF-RS – o Prefeito aproveitou a oportunidade para comunicar aos produtores que o município já está providenciando a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), o qual permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPA dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Os feirantes saíram satisfeitos da reunião, com as dúvidas sanadas e otimistas com as novas propostas para desenvolverem seus trabalhos, apresentadas pela Administração.

No dia 15 de maio o Prefeito Victor Doeler esteve reunido com o Secretário de Obras, Volmar Lampert e o Superintendente Regional da Corsan, José Roberto Epstein. A pauta da reunião foram os decorrentes buracos abertos pela empresa para conserto de vazamentos e as condições que as ruas são deixadas após os reparos.

O secretário atribuiu a grande quantidade de buracos e desníveis nas ruas à Corsan. Segundo ele, há cerca de dois meses foi realizada uma reunião, quando este assunto foi tratado, mas até agora o serviço executado após o conserto de vazamentos não é satisfatório acarretando cobranças por parte da população.

O superintendente se comprometeu novamente em melhorar o serviço, segundo ele, o procedimento com a empresa prestadora de serviço que tem a obrigação de recuperar os calçamentos, vai mudar e ela só receberá pelo serviço após uma vistoria com o aval da Secretaria Municipal de Obras.

Após a reunião o secretário saiu com o superintendente para averiguar locais que apresentam situação mais crítica e que já foi solicitado providencias há meses. O superintendente se comprometeu com uma solução rápida.

Confira o número de atendimentos semanais da Secretaria da Saúde no período de 2 a 8 de maio.

 

RELATÓRIO DE PROCEDIMENTOS  CAPS I SPS de 02-05-2018 a 08- 05-2018

 

 PROCEDIMENTO QUANTIDADE
Acolhimentos03
Atendimento enfermagem individual07
Atendimento em grupo enfermagem

( em usuários)

05
Atendimento psicológico individual06
Atendimento em grupo psicologia

( em usuários)

10
Atendimento psiquiátrico individual17
Atendimento assistente social03
Atendimento em grupo de assistente social ( em usuários)02
Atendimento terapeuta ocupacional individual02
Atendimento em grupo terapeuta ocupacional ( em usuários)15

 

Atestados05
Administração de medicamentos01
Avaliações judiciais02
Internações voluntárias01
Internações compulsórias00
Encaminhamentos para comunidade terapêutica voluntária sus00
Grupos terapêuticos ( em nº usuários)37
Grupos terapêuticos10
Grupo de apoio  familiares00
Grupo de dependência química (em usuários)07
Grupo de familiares  dependência química00
Visitas domiciliares03
Palestras matriciamento saúde mental00
Acolhimento redução danos02
Ação no território/visitas02
Grupos de apoio dependência química01
TOTAL 

RELATÓRIO SEMANAL DE PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES ESTRATÉGIA SAÚDE DA        FAMÍLIA: 02/05/2018 A 08/05/2018

ITEM ATIVIDADE/PROCEDIMENTO ESF1 ESF2 ESF3 ESF4 ESF5 TOTAL
1Administração Medicamento Endovenoso00000 0
2Administração Medicamento Intramuscular68348 29
3Administração Medicamento Oral40000 0
4Administração Medicamento Subcutânea00000 0
5Administração Medicamento Tópica00800 8
6Aferição de Pressão Arterial758018+34 grupo8410 301
7Aferição de Temperatura730162 28
8Coleta de Escarro (BK)00000 0
9Coleta de Preventivo74770 25
10Coleta Teste Rápido (HIV)13011 6
11Coleta Teste Rápido (VDRL)13011 6
12Consulta de Enfermagem (Procedimento)303330827 371
13Consulta de Enfermagem531742127 140
14Consulta Médico (a)837662620 283
15Curativo Complexo00003 3
16Curativo Domiciliar10030 4
17Curativo Simples15131353 49
18Drenagem de Abscesso00000 0
19Encaminhamento Exame RX (n° de Exames)48540 21
20Encaminhamento Exame Ultrassom (n° de Exames)481041 27
21Encaminhamento  Exames Laboratoriais – Polenz (n° de Exames)0110025 36
22Encaminhamento Exames Laboratoriais – Schuster n° de Exames)0150025 40
23Encaminhamento p/ Especialidade SUS – 4 CRS (Exames/Consultas)13398180 78
24Glicemia Capilar (HGT)0235 grupo302 69
25Grupo Gestante00000 0
26Grupo de Hipertensos e Diabéticos00110 2
27Grupo Tabagismo00000 0
28Imunizações ( n° de Vacinas)3922293+ campanha2370 858
29Lavagem de Ouvido00110 2
30Medição de Altura75590246 164
31Medição Peso75590506 190
32Nebulizações00000 0
33Notificação Antirrábica10000 1
34Pré-Natal22340 11
35Puericultura74560 22
36Receitas (Demanda Espontânea/ Renovação) pessoas20792235850 430
37Retirada de Miíase00000 0
38Retirada de Pontos11113 7
39Retirada de Sonda10000 1
40Reunião de Equipe10110 3
41Sondagem Nasoenteral00000 0
42Sondagem Vesical de Alívio00000 0
43Sondagem Vesical de Demora10000 1
44Teste do Pezinho10001 2
45Triagem9276625027 307
46Troca de Bolsa de Colostomia00000 0
47Visita Domiciliar Enfermeira30200 5
48Visita Domiciliar Médico54240 15
49Visita Domiciliar Técnico Enfermagem04090 13
50Visitas Pós Alta Hospitalar13000 4
51Coleta Hepatite B13011 6
52Coleta Hepatite C13011 6
53Atendimento Técnico em Enfermagem4091750150 599
54Atendimento Odontológio004615+ escolas0 61
55Encaminhamento Fisioterapia (N° de cessões)00000 0
56Grupo de Saúde Mental00000 0
57Notificação Sífilis00000 0
58Atendimento em Grupo000000
59Grupo de Saúde Mental000000
60Grupo Pastoral000000
61Grupo Vacinação100001
62 Visitas ACS 227 202 189 127 210 955

 

  RELATÓRIO SEMANAL DO AGENDAMENTO

PERÍODO: 10/04/2018 ATÉ 16/04/2018

 

PROCEDIMENTOS NÚMERO DE PROCEDIMENTOS
ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM GERAL  
CONSULTAS MARCADOS=4
EXAMES MARCADOS=42
MARCAÇÃO DE CONSULTAS – 4 CRS 1
MARCAÇÃO DE EXAMES – 4° CRS 1
MARCAÇÃO DE EXAME – CIRC EXAMES=2
RETORNOS EM OFTALMOLOGIA – FAXINAL 20
LIGAÇÕES TELEFÔNICAS  
   

CONSULTAS

ESPECIALIDADE AGENDADAS AGENDADO

SISREG

   
     
NEFROLOGIA1 
FONOAUDIOLOGIA1 
CIRURGIA BUXO MAXILO1 
TRAUMATOLOGIA 1
     
TOTAL DE CONSULTAS 3 1

RETORNO FAXINAL/maio

ESPECIALIDADE RECEBIDA AGENDADOS
   
RETORNO FAXINAL   20
     
Total=   20

 

EXAMES

ESPECIALIDADE AGENDADOS AGENDADO SISREG
ELETROCARDIOGRAMA15 
 MAMOGRAFIA HUSM19 
TOMOGRAFIA3 
ULTRASON3 
ENDOSCOPIA DIGESTIVA1 
COLONOSCOPIA 1
    
TOTAL DE EXAMES 41 1

 

 

CIRC

ESPECIALIDADE QUANTIDADE
INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA18
ENDOSCOPIA DIGESTIVA1
ECOCARDIO TRANSTORACICO1
US  TRANSVAGINAL1
US OBSTETRICO1
TOTAL 22

O número de focos do Aedes Aegypti em São Pedro do Sul aumentou 800% na comparação com abril de 2017, quando foram identificados os primeiros focos na cidade, segundo boletim informado pela equipe de Agentes de Endemias, que são responsáveis por vistoriar as residências, terrenos e prédios públicos da cidade.

Em abril de 2017 foram encontrados sete focos em dois bairros da cidade. Naquela época, as vistorias foram intensificadas e durante nove meses mais nenhuma larva foi encontrada. Porém nos primeiros cinco meses de 2018 o número de focos pulou para 59 detectados em sete bairros da cidade.

Estes números são muito preocupantes e na opinião da Secretária de Saúde, Deisy Doeler, a população não está percebendo a dimensão que este problema pode causar, caso o vírus transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e vírus da zika se instale no município.

Participaram da reunião membros do Comitê de Combate ao Aedes, a equipe da fiscalização e da vigilância sanitária. Os fiscais aplicarão multas para casos em que os agentes tinham feito as notificações de limpeza e elas não tenham sido acatadas dentro do prazo hábil.

Confira dicas para evitar a proliferação do mosquito:

  • Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, colocar areia até a borda;
  • Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Manter lixeiras tampadas;
  • Deixar os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
  • Tratar a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
  • Manter ralos fechados e desentupidos;
  • Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo, uma vez por semana;
  • Retirar a água acumulada em lajes;
  • Dar descarga, no mínimo, uma vez por semana em banheiros pouco usados;
  • Manter fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evitar acumular entulhos, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
  • Denunciar a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde.

Rua Floriano Peixoto, 222, Centro
CEP: 97400-000

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Horários de Atendimento:
Segunda à Sexta: 08h às 14h

 

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