Na sexta-feira (15) a prefeita em exercício Ziania Bolzan recebeu em seu Gabinete a visita dos prefeitos de Toropi, Lauro Scherer, Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha, Quevedos, Neusa Nickel, e de Jari, João Zico, que vieram em busca de tratativas em relação ao reajuste do contrato firmando entre os municípios e São Pedro do Sul credenciando as cidades vizinhas a serem atendidas no Pronto Atendimento Municipal em casos de urgência e emergência e após às 17 horas.
São Pedro do Sul propôs um reajuste de 20% no valor repassado por cada município pelo período de um ano. O cálculo para este percentual foi feito com base nos gastos mensais do Pronto Atendimento e Hospital Municipal e dividido pela população de cada cidade.
Os prefeitos alegaram que precisavam conhecer outros dados antes de formalizar o acordo. Para eles, o valor que já é repassado – acertado no ano passado – cobre as despesas de seus munícipes. Na reunião ficou acertado que todas as informações que as prefeituras desejarem serão repassadas.
Outro ponto de acordo entre todos os presentes foi de que é preciso unir forças e mostrar o quanto o Hospital Municipal é importante para a região centro do estado. “Nós temos que fazer o Estado enxergar que nosso Hospital é importante. A maioria dos Hospitais está fechando suas portas e nós estamos lutando para abrir o nosso”, destaca a secretária de saúde, Deisy Doeler.
Na reunião ficou acertado que será marcada uma audiência com os prefeitos da região em Porto Alegre. A agenda será marcada nos próximos dias. A assinatura dos novos contratos deve ser feita após esta reunião na capital.