São Pedro do Sul está com 50 casos de dengue até a data de hoje, destes mais de 50% se contaminaram dentro do município. Os Agentes de Endemias continuam os bloqueios mecânicos e químicos. No dia 09/05/2023 foi utilizada uma camioneta com equipamento pesado para aplicação do inseticida Cielo nos quarteirões onde o volume de casos é maior. Nos outros quarteirões, está sendo aplicado com com equipamento costal. O Setor de Endemias salienta que já faz mais de 2 meses (65 dias) que ocorreram os primeiros casos e a população está sendo avisada para cuidar seus pátios. Entretanto, não está sendo obtido o apoio necessário, pois os agentes ainda estão encontrando muitas larvas e os casos não param de crescer.
É importante lembrar que O aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nasce em objetos com água parada, principalmente ao redor das residências e nos terrenos baldios. Não existe alternativas para o combate ao mosquito, a não ser, eliminar todos os objetos que podem acumular água imediatamente. Lembrando que somente com a participação de todos podemos evitar novos casos de dengue.
Faça a sua parte, revise seu pátio e não deixe o Aedes proliferar na sua casa.
Casos de dengue por Localidades (bairros)
Positivados, com teste rápido, realizados em laboratórios particulares:
- Centro: 16
- Riveira: 07
- Maturino Bello: 06
- Nova Alemanha: 06
- Oliveira: 03
- Gaúcha: 03
- Santo Antônio: 03
- Canto Verde: 02
- Progresso: 01
- Schimidt: 01
- São Lucas(interior): 01 (caso importado)
- Xiniquá ( interior): 01 (caso em investigação)
Sintomas da dengue:
Febre alta (maior que 38° C) de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, manchas vermelhas no corpo, falta de apetite, vômitos, diarreia e náuseas. Poderá ocorrer também erupções e coceira na pele.
Se tu ou algum familiar, tiver alguns dos sintomas procurar atendimento imediatamente na sua Unidade de Saúde (ESF) ou no Pronto Atendimento Municipal (PA). Evitar automedicação.
Dúvidas de como combater o Aedes na sua casa, entre em contato pelo fone:
55.99929.1601
Vamos todos juntois, combater a dengue!