Os representantes dos municípios de São Pedro do Sul, Mata, São Vicente o Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis, que integram o Geoparque Raízes de Pedra, participaram de uma reunião de trabalho na terça-feira, 05 de julho, na ACI. O encontro na cidade foi organizado pelo Departamento de Cultura de São Pedro do Sul e teve como objetivo definir o plano de ação do grupo para o próximo semestre e para o ano de 2023. Também estiveram presentes as equipes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Após a reunião de trabalho, os participantes visitaram os Museus Histórico Fernando Ferrari e Walter Ilha, Biblioteca Municipal Rui Barbosa, Praça Crescêncio Pereira, Igreja Matriz e Casa do Artesão.
O que é um Geoparque?
O território possui o selo UNESCO, que confere credibilidade ao local, como sendo seguro, com belas paisagens, atrações diversas e, principalmente local protegido e amparado pela UNESCO do ponto de vista sustentável, patrimonial e cultural. Um Geoparque simboliza impacto social e transformação do lugar, a partir de ações integradas entre todas as pessoas, envolvendo parcerias e o apoio direto de empresários, lideranças políticas e comunitárias e as Instituições públicas e privadas. Atualmente, existem mais de 100 Geoparques Mundiais.
A partir da criação do Geoparque, busca-se o desenvolvimento humano e econômico, sentimento de pertencimento; visibilidade do território e a preservação cultural e patrimonial. A iniciativa promove ainda o Geoturismo (turismo com foco na sustentabilidade) e envolvimento de todas as pessoas, tanto moradores como visitantes, evitando que famílias deixem o local em busca de melhores condições de vida.
* Por Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação