De 30 de maio a 04 de junho, a comunidade são-pedrense pode participar de diversas atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente. A programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e teve como parceiros: Poder Legislativo, Emater - RS/ Ascar, Secretaria de Obras e Trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Associação Comercial e Industrial (ACI) de São Pedro do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Corsan, Farmácia São João, Grupo MOBREC, Grupo de Bike, Viveiros Daniel Fucks e Walmor Cassanego.
A distribuição de mudas frutíferas foi uma das atividades realizadas na praça
Entre as ações estiveram entrevistas na Rádio Municipal São-pedrense, palestras nas escolas com o tema "Controle do mosquito Aedes aegypti", ministrada pelos agentes de Combate às Endemias do município e sobre "A importância do uso consciente da água", tema abordado pelos multiplicadores ambientais da Corsan.
Palestra sobre o "Controle do mosquito Aedes aegypti", na EMEF Carlos Guilherme Lampert
Palestra sobre "A importância do uso consciente da água", na EMEF Rosa Lazzarotto Arboite
Também ocorreu "Dia do Bota Fora" com recolhimento do lixo urbano nos bairros da cidade e inauguração do Pomar na Área Verde Municipal do Loteamento Oliveirão. A abertura oficial foi realizada na Associação Comercial e Industrial (ACI) de São Pedro do Sul, pela prefeita Ziania Bolzan, secretária de Agricultura, Regina Hernandes e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA), Jair Wouters.
Inauguração do Pomar Urbano, no Loteamento Oliveirão
A abertura da programação foi realizada na ACI e contou com a presença da prefeita Ziania Bolzan
Após a abertura, a programação continuou na ACI com a palestra "Diretrizes Ambientais e suas influências na sustentabilidade sócio ambiental e econômica do município", ministrada pela professora Josita Soares Monteiro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Logo após ocorreu a palestra "Meio Ambiente e fontes de energias renováveis", ministrada pelo engenheiro agrônomo, Luis Fernando Rodrigues de Oliveira, assistente técnico regional da EMATER-RS/ASCAR de Santa Maria.
Após a abertura, o público acompanhou as palestras sobre os temas diretrizes ambientais e fontes de energias renováveis
Também foram promovidas atividades na Praça Crescêncio Pereira. Entre as ações estiveram distribuição de sementes de hortaliças e de árvores nativas, doação de filhotes de cães e arrecadação de ração para cães e gatos (Projeto Municipal de Castração de Caninos e Felinos, ponto de coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias, eletrônicos, medicamentos vencidos ou não utilizados. Também houve a distribuição de barras de sabão feitas com óleo de cozinha e as receitas para a comunidade. O público pode conferir ainda a exposição e comercialização de artesanatos e produtos reciclados e comercialização de mudas de flores, hortaliças , árvores frutíferas e ornamentais.
Na Praça Crescêncio Pereira foram realizadas diversas atividades que incentivaram a preservação do Meio Ambiente
O encerramento da programação ocorreu no sábado, 04 de junho, com a Pedalada Ambiental, com o recolhimento d elixo realizado pelo Grupo de Bike. A saída ocorreu na Praça Crescêncio Pereira em direção ao bairro Gaúcha e, logo após, até a localidade de Passo da Taquara, estrada do antigo lixão. Foram recolhidos mais de duas cargas de lixo.
A Pedalada Ambiental foi promovida pelo Grupo da Bike
Mais de duas cargas de lixo foram recolhidos pelos ciclistas durante a ação
* Por Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação