Com mais de 6 mil ocorrências atendidas desde sua implantação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou no sábado, 2 de julho, 11 anos de serviços prestados à população de São Pedro do Sul e viajantes da BR 287 e VRS 805 que cortam o município. Atualmente, a unidade local conta com uma ambulância de suporte básico com equipe de técnico e condutor, equipada com todo o material necessário para atendimento pré-hospitalar, medicações, desfribilador e material de trauma.
O Samu funciona 24 horas por dia. As maiores demandas no município são atendimentos clínicos e traumas. É um serviço oferecido pelo governo federal em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. A equipe da Base do SAMU no municípío é formada pela responsável técnica, enfermeira Maira Bronzati, os técnicos em enfermagem Sinara Quinhones, Nadia Pereira, Katia Gracioli, Iloir Nascimento e Daniela Flores e pelos condutores Arizoli Marques, Sérgio Diniz e Derli Luccas.
O usuário que necessitar do serviço do Samu deve ligar para o número 192 (ligação gratuita). As ligações são atendidas por telefonistas da Central de regulação em Porto Alegre, que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica, e este presta orientações relativas aos primeiros socorros.
Vale ressaltar que apenas e exclusivamente o médico de regulação, que fica na Unidade Central em Porto Alegre, tem autonomia para a liberação de ambulância da base para atender as ocorrências. Essa decisão não depende da base local do Samu. São atendidos na média de 40 chamados mensais.
* Por Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação