Com a intenção de reunir objetos que remontassem a história do município de São Pedro do Sul e dos são-pedrenses como um todo, e levando o nome do mais renomado cidadão são-pedrense, foi inaugurado no prédio do antigo Colégio Deiflo Monteiro, no dia 25 de Maio de 1990 o Museu Histórico Fernando Ferrari. O museu iniciou, principalmente, a partir da ideia da Secretária de Educação e Cultura da época, Clarice Diefenbach Xavier e do Professor José Cândido Rodrigues Leal, com o apoio do prefeito da época Walmir Dressler.
O Museu Histórico Fernando Ferrari sempre teve grande relação com a educação e atualmente, tem sido parte ativa das iniciativas culturais de seu município, fazendo atividades não só para as escolas como para toda a comunidade, com o intuito de despertar através do conhecimento e de objetos de seus antepassados o fortalecimento de uma história, cultura e identidade regional, mas principalmente local do município de São Pedro do Sul.
O acervo do Museu inclui doações da família de Fernando Ferrari, de empresas, da prefeitura, de clubes, de igrejas, dos cinemas, das escolas, dos expedicionários, dos agricultores e dos munícipes em geral, a fim de contar a história da população de São Pedro do Sul e retratar as tradições e cultura local. O Museu Histórico Fernando Ferrari funcionou em sua primeira sede até o ano de 1996, quando foi transferido para a sede atual, na Rua Fernando Ferrari, 164, esquina com a Rua Coronel Scherer, no antigo sobrado da família Ferrari, um dos locais históricos do município de São Pedro do Sul.