A programação ocorre na Praça Crescêncio Pereira, das 9h às 16h

O encerramento do projeto São Pedro me Pertence desenvolvido pelo Departamento de Cultura de São Pedro do Sul ocorre neste sábado, 20 de novembro, na Praça Crescêncio Pereira. A programação será realizada nas 9h às 16h.

O público poderá conferir a Exposição de peças do Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha, Exposição de Peças do Museu Histórico Fernando Ferrari, Mostra Pedagógica, Mostra de Paleontologia e Arqueologia dos alunos das escolas municipais, Feira de Artesanato, Feira de Produtos das Agroindústrias e Rodas de Conversa.

➡ SAIBA MAIS

O Projeto São Pedro me Pertence buscou desenvolver e estudar o patrimônio cultural com a comunidade. A iniciativa contou com oficinas online sobre patrimônio cultural com a participação das escolas do município. Foi disponibilizado aos estudantes e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) material pedagógico de maneira gratuita, como as cartilhas sobre a história e atividades com o intuito de desenvolver os temas dentro do município.

As visitas guiadas online e as oficinas possibilitam que os grupos possam conhecer um pouco mais sobre a história e a construção do município percebendo-se como parte integrante desta.
Também foram promovidos seminários de Paleontologia e Arqueologia para professores do município e comunidade, com o intuito de que estes se tornem aliados e agentes do patrimônio cultural da cidade e região, disseminando os conhecimentos através da educação patrimonial.

As escolas municipais e a APAE receberam caixas pedagógicas para que sejam utilizadas em projetos pedagógicos e continuem exercitando os conhecimentos adquiridos durante a capacitação.
O Projeto com o objetivo de valorizar os saberes e fazeres da comunidade artesã local realizou oficinas de capacitação divididos em encontros, que tiveram como tema principal o Patrimônio Cultural e o Empreendedorismo nas Redes Sociais de maneira colaborativa.

Foram promovidos eventos online abertos à comunidade para estimular a visitação aos museus e a valorização do patrimônio histórico e cultural de São Pedro do Sul.

O Projeto São Pedro me Pertence é financiado pelo Governo do Estado e realizado pelo Departamento de Cultura e Museus Municipais. Os resultados e materiais produzidos durante a realização do Projeto podem ser conferidos no site http://spmepertence.saopedrodosul.rs.gov.br

Data de publicação: 17/11/2021

Créditos: Andressa Scherer /Assessoria de Comunicação