A solenidade ocorreu na Praça Crescêncio Pereira

A abertura oficial da Semana da Pátria 2021 em São Pedro do Sul foi realizada na manhã desta quarta-feira, 01 de setembro, na Praça Crescêncio Pereira. Neste ano, a Liga de Defesa Nacional definiu como tema nacional o “Hino Nacional Brasileiro” e tema estadual “Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial”.

A comissão organizadora da Semana da Pátria, formada pela Secretaria de Educação e Departamento de Cultura, definiu como tema municipal “São Pedro me Pertence”. A escolha da temática busca valorizar e construir o sentimento de pertencimento da população são-pedrense através do reconhecimento e valorização dos bens históricos, culturais, arqueológicos, mineralógicos e paleontológicos de São Pedro do Sul.

Durante seu pronunciamento, a prefeita Ziania Bolzan ressaltou a importância do projeto São Pedro me Pertence, que é coordenado pelo Departamento de Cultura, para a valorização das potencialidades de São Pedro do Sul e parabenizou a escolha da temática para a programação da Semana da Pátria.

A prefeita afirmou ainda que São Pedro do Sul hoje é considerado referência e citou como exemplo a área da educação, onde os projetos realizados e a infraestrutura das escolas com equipamentos modernos têm se destacado e servido de inspiração para municípios da região.

O hasteamento da bandeira nacional foi realizado pela prefeita Ziania Bolzan, a bandeira estadual pelo vereador Everson Gonçalves, vice-presidente da Câmara de Vereadores e que no ato representou o presidente vereador Walter Renato Menezes e a bandeira estadual foi hasteada pela diretora do Departamento de Cultura e coordenadora do Projeto São Pedro me Pertence, Mariana Binato de Souza.

Durante a solenidade foram homenageados vinte e um são-pedrenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), na 2ª Guerra Mundial. O acendimento da Pira da Pátria foi realizado por familiares de três representantes dos são-pedrenses que integraram FEB. São eles: Therezinha Elizabete Paim (sobrinha do expedicionário Mérico Xavier Paim); Lucas Moraes Polenz (filho do Expedicionário Afonso Polenz) e Dulcimar Krauspenhar (descendente do expedicionário Ervin Krauspenhar).

A programação da Semana da Pátria continua a até o dia 07 de setembro e conta com entrevistas relacionadas às temáticas na Rádio Municipal São-pedrense, homenagem aos expedicionários de São Pedro do Sul na Segunda Guerra Mundial, no Facebook dos Museus Fernando Ferrari e Walter Ilha, exposição fotográfica on-line dos desfiles da Semana da Pátria no município, entre outras atividades.

Data de publicação: 01/09/2021

Créditos: Andressa Scherer /Assessoria de Comunicação