O ato de assinatura foi realizado no gabinete da prefeita Ziania Bolzan

Um marco para a garantia dos diretos dos autistas. Na manhã desta quinta-feira, 01, a prefeita Ziania Bolzan sancionou a lei nº 3290 de 31 de março de 2021 que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (CIPTEA) e a lei nº 3291 de 01 de abril de 2021, que cria o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município, a ser realizado anualmente no dia 02 de abril.

As leis foram indicadas pelo vereador Everson Gonçalves (MDB) e o ato de assinatura foi acompanhado pelo vice-prefeito Vernei Delcul, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Administração e da Fazenda, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e familiares de autistas.

Conforme o vereador Everson, a proposta do Dia do Autismo é transmitir informações sobre os direitos dos autistas, promover a interação de seus familiares com a sociedade e combater o preconceito. A data objetiva a realização de eventos e atividades voltadas para a promoção e a conscientização dos Direitos dos Autistas, que poderão ser feitos através de seminários, divulgação nos meios de comunicação, palestras, entre outros.

Em seu pronunciamento, a prefeita Ziania destacou que cada pessoa é especial dentro de suas características e personalidade e que todos devem ser respeitados. “Estamos felizes por estarmos juntos nesta busca pela garantia dos direitos do autista”, ressaltou Ziania.

A representante da Apae e mãe de um jovem com autismo, professora Jacira Miolo Leal se emocionou durante o ato de assinatura. Segundo ela, as legislações são importantes para a conscientização da comunidade. “Estamos no caminho certo. Temos visto o aumento do número de pessoas com autismo no município, principalmente na Apae. É importante que as pessoas saibam que existem vários graus de autismo e tenham mais conhecimento sobre o assunto”, destacou Jacira.

Data de publicação: 01/04/2021

Créditos: Andressa Scherer /Assessoria de Comunicação