NOTA OFICIAL

São Pedro do Sul, 13 de agosto de 2020.

NOTA OFICIAL

Com o propósito de esclarecer em definitivo a situação que acarretou a contaminação por Covid-19 (Coronavírus) de Servidores do Hospital Municipal de São Pedro do Sul, como também no sentido de que informações desencontradas não acarretem eventuais temores por parte da população da região, se expõe o que segue:

Na última segunda-feira, dia 10 de agosto, foi realizada uma reunião no Gabinete da Prefeita de São Pedro do Sul, com a presença, além da Secretária de Saúde de São Pedro do Sul, também dos Secretários de Saúde dos Municípios de Toropi, Quevedos, Dilermando de Aguiar e Jari, juntamente com o Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Éder Fernando Kegler.
Esses Municípios possuem um Contrato de Prestação de Serviços com a Administração Municipal de São Pedro do Sul, visando os atendimentos de urgência e emergência no âmbito do Pronto Atendimento e Unidade Hospitalar.

Em função da pandemia, houve a necessidade de alguns ajustes no tocante à forma de prestação desses serviços, devendo haver o cumprimento integral do estabelecido contratualmente, visto que não somos referência para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. São Pedro do Sul e Dilermando de Aguiar a referência é Agudo. Toropi, Quevedos e Jari a referência é São Francisco de Assis.

Na ocasião, ficou acertado entre todos que haveria o esforço comum visando o correto encaminhamento de pacientes, especialmente quanto ao referenciamento de casos suspeitos ou em monitoramento relativos à Covid-19.

Em nenhum momento foram feitas quaisquer acusações ou citações públicas por parte da Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul, indicando nomes de Municípios ou de pacientes. Não é esse, com certeza, o interesse de nenhum Município. O que justificou a testagem dos Servidores do Hospital Municipal foi o contato com paciente positivado, situação essa que era desconhecida e sem informação acerca de eventual monitoramento.

O momento delicado o qual todos estamos passando requer a adoção, isso sim, de providências que visem essencialmente a saúde pública e o bem estar da população. Acusações de parte a parte não irão resolver o problema, como também o uso político de uma situação que aflige a todos é absolutamente dispensável.

O Município de São Pedro do Sul, desde o início da pandemia, não tem poupado esforços no sentido do cumprimento de todas as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, como também da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, investindo em EPIs, aumento e capacitação da equipe de Servidores e adoção de tudo quanto é necessário para evitar a disseminação do vírus.

Por fim, esclarecemos que estamos todos juntos e devemos permanecer unidos e coesos com o propósito de combate a essa pandemia que a todos aflige e atormenta.

A Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul, por fim, reitera a todos a necessidade de cumprimento das medidas de isolamento social e cuidados que se impõem, especialmente quanto ao uso da máscara e que se evitem aglomerações. Só assim poderemos nos livrar dessa pandemia o mais rápido possível.

Data de publicação: 13/08/2020