EMEI Bertholdo H. Von Mühlen há 37 anos atendendo crianças na primeira idade escolar

Um dos estabelecimentos de ensino mais antigos da cidade segue seu funcionamento atendendo crianças dos quatro meses de vida até os dois anos. Desde quando foi inaugurada em 27 de outubro de 1982 até setembro de 2016 a Creche Bertholdo H. Von Mühlen prestou serviço assistencial aos seus alunos, porém com os avanços da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a partir de 09 de setembro de 2016 ela passou a ser denominada Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) tendo caráter educativo mudando a forma de ensino na instituição.

Ao entrar na Creche é possível perceber o ambiente de aconchego e de carinho que os mais de 40 alunos recebem diariamente. A diretora Isa Marta Junges Ebling conta que a equipe é formada por quatro professoras com carga horária de 40 horas semanais, quatro professoras com 20 horas semanais, três monitores, três agentes de serviços complementares e quatro estagiários. Estas equipes trabalham com planos de aula diários, realizam pareceres das crianças, além de transmitir informações diárias aos responsáveis, através da agenda do aluno.

Para atender a demanda, prestando serviço o pedagógico que uma Escola de Educação Infantil exige, agregando aos cuidados os estímulos pedagógicos, a diretora conta com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação, tanto na aquisição de material didático quanto na manutenção de serviços.

“Tivemos muitas melhorias desde 2017, um deles é o repasse da verba quadrimestral que está em dia, possibilitando que possamos adquirir materiais de consumo. O suporte que temos da administração é muito importante, pois atende nossos pedidos com a compra de materiais pedagógicos sempre que necessário. Neste ano nossos professores receberam um micro-ondas e uma geladeira para uso exclusivo deles”, ela lembra também da aquisição de um computador, um purificador de água, carrinhos de bebê e brinquedos.

As crianças atendidas na EMEI Bertholdo H. Von Mühlen recebem um cardápio especial produzido pelas nutricionistas do município. Ao todos são sete refeições diárias entre o café da manhã, almoço e lanches.

De acordo com a diretora Isa, desde 2017 a Secretaria Municipal de Educação gerencia uma Central de Vagas, ofertando vagas para toda a demanda de crianças na faixa etária dos quatro meses aos dois anos. “Toda mãe que tiver interesse em matricular seu filho na EMEI, pode procurar porque temos vagas disponíveis”, esclarece a diretora.