21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza inicia nesta quinta-feira em São Pedro do Sul

Imagem: reprodução da internet

Em São Pedro do Sul, inicia nesta quinta-feira (11) e vai até o dia 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano a campanha foi dividida em duas etapas; na primeira etapa que será do dia 11 ao dia 19 de abril quando serão vacinadas as crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, as gestantes e as puérperas (mulheres 45 dias após o parto); na segunda etapa que será do dia 22 de abril ao dia 31 de maio serão vacinados os demais grupos prioritários:

– Indivíduos com 60 anos ou mais;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores das escolas públicas e privadas;

– Povos indígenas;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade;

– Funcionários do sistema prisional;

– Crianças de 6 meses e 5 anos 11 meses e 29 dias;

– Gestantes em qualquer idade gestacional;

– Puérperas (mulheres 45 dias após o parto, levar algum comprovante da data do parto);

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, com prescrição médica. Categorias com indicação da vacina: Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos grau III, Transplantados de órgãos sólidos e medula, Portadores de trissomias.

A vacina estará disponível nas salas de vacinas dos ESFs 1,2,3 e 4 nos seguintes horários: 8h às 11h30min e das 13h às 16h de segunda à sexta-feira.

Para a realização da vacina é necessário levar a carteira de vacina e o cartão do SUS; para as crianças a carteira de vacina é obrigatório.

No dia 04 de maio, sábado, ocorrerá o dia D da campanha, onde todas as salas de vacinas estarão abertas das 8hs às 17hs sem fechar ao meio-dia, além de roteiros no interior do município. O roteiro será divulgado nos próximos dias.