Agentes de Serviços Complementares fazem visita técnica ao Restaurante Universitário da UFSM

20180711_153909 (1)

O Setor da Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou as Agentes de Serviços Complementares que atuam nas escolas, na tarde de ontem, dia 11 de julho, uma visita técnica ao Restaurante Universitário da UFSM.

Nos anos anteriores, o mês de julho era utilizado para cursos teóricos de capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Neste ano, com o apoio da Secretaria de Educação, o Setor optou por realizar uma visita técnica em substituição ao curso teórico, proporcionando assim, que os conhecimentos já adquiridos pudessem ser visualizados na prática diária de uma unidade de alimentação e nutrição.

O Restaurante Universitário da UFSM foi o local escolhido por produzir um grande número de refeições (em torno de 5000 almoços diários) para alunos de ensino superior e ensino médio que frequentam a instituição. O local também conta com repasses de recursos federais semelhantes aos enviados para o município (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE).

Na oportunidade, participaram da visita 25 Agentes de Serviços Complementares, Sendo 3 do município de Toropi. Durante a visita foi apresentado o funcionamento do Setor Administrativo e as etapas de produção de alimentos (recebimento de gêneros; controle de estoque e armazenamento; higienização de frutas e verduras; pré-preparo de carnes, legumes, cereais, frutas e verduras; limpeza e higienização de utensílios; vestiários; higienização das mãos; descarte de sobras e resíduos da produção).

A visita técnica foi considerada muito válida para os participantes, na qual foi possível analisar o que já está sendo feito de correto nas cozinhas das nossas escolas, e em quais aspectos ainda podemos aprimorar.

20180711_151740