Prefeitura realiza reunião com municípios da região para reajustar valores repassados ao Hospital Municipal

20180525141516

Na sexta-feira (25) foi realizada uma reunião com a presença do Prefeito Victor Doeler, da Vice-prefeita Ziania Bolzan, da Secretária Municipal da Saúde, Deisy Doeler e representantes dos municípios de Jari, Quevedos, Toropi e Dilermando de Aguiar. O objetivo do encontro foi apresentar os números do Hospital Municipal com gastos proporcionais a cada município e propor um reajuste de 20% do valor que cada um paga pelo período dos próximos 12 meses. O Hospital Municipal e o Pronto Atendimento servem como referência 24 horas para todos os municípios da região.

De acordo com o relatório entre os meses de janeiro e abril de 2018 o Pronto Atendimento prestou 7.071 atendimentos, sendo 6.193 para a população de São Pedro do Sul; 272 para Toropi; 336 para Dilermando de Aguiar; 142 para Jari e 128 atendimento para a população de Quevedos.

Em relação a internações no Hospital Municipal o número chegou a um total de 205, sendo: 144 para São Pedro do Sul; 18 para Dilermando de Aguiar; 8 para Jari; 4 para Quevedos; 31 para Toropi.

O Hospital Municipal teve uma despesa, nos quatro primeiros meses do ano, para atender a população dos cinco municípios de R$ 1.859.552,82.

Além disso, foi solicitado por parte da administração municipal um grande empenho político dos municípios da região para fortalecer o poder do Hospital, sobretudo neste momento em que não está sendo medido esforço para que ele volta a funcionar na sua plenitude. “Todo este esforço é para a região, porque ele (o Hospital) é da região. A única diferença é que ele é administrado pela Prefeitura, por uma questão burocrática, mas ele é nosso! O momento é muito bom”, ressaltou o Prefeito Victor Doeler na reunião.

Vale sempre destacar que enquanto vários Hospitais da região estão sendo fechados, o nosso vem trabalhando para se tornar uma referência, prova disso é também o empenho e a expectativa que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde vem colocando nele.

Na reunião a Secretaria de Planejamento apresentou o projeto de reforma dos quartos do Hospital, que recebeu mais de 20 camas hospitalares, duas mesas cirúrgicas, dois carrinhos de urgência e mesas de refeição através de uma doação da direção do Hospital de Caridade de Santa Maria. Além disso, o Hospital foi contemplado com um projeto do Lions Clube Internacional, que vai destinar U$ 100 mil para o Hospital representando mais de R$ 300 mil para aquisição de mobiliário para quartos e um aparelho de videolaparoscopia.

Outro tema apresentado na reunião foi em relação ao aniversário de 80 anos do Hospital Municipal, que acontece no dia 22 de agosto. A proposta inicial foi de cada município se envolver promovendo eventos e/ou ações que revertam em recursos ao Hospital.