Procura pela vacina da gripe nos ESFs está satisfatória

20180424101812

Há pouco mais de uma semana do início da vacinação contra a gripe, a procura pela imunização está satisfatória, conforme informa a Enfermeira do ESF 4, responsável pelas imunizações, Juliana Reolon Pujol.

Ela conta que a meta da campanha em São Pedro do Sul neste ano é vacinar 4.456 munícipes que estejam incluídos nos grupos de risco. Até agora, 44% desta meta foi atingida, sendo vacinadas 1.964 pessoas nas unidades de ESF.

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos,de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

O grupo de risco inclui: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; População indígena; Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; Pessoas privadas de liberdade.

A vacinação está sendo feita nos ESFs 1, 2, 3 e 4 das 8h às 11h30min e das 13h às 16h, exceto nos dias de reunião de cada unidade, quando fecha às 15h.

No dia 12 de maio será realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe. As unidades estarão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia.